Em que ano se passa Velho Chico?


     Desde que começou a segunda fase de Velho Chico, a pergunta que não quer calar (depois de "quem é o responsável por essa peruca do Fagundes?") é "Em que ano, afinal, se passa a história de Tereza, Santo e agregados?"
     À princípio, parecia anos 60 ou 70, até a Tereza fazer uma chamada de vídeo e todos ficarmos meio perdidos. Além disso, todo mundo tem celular.
     Na minha família, as apostas são: anos 90. Na minha vizinhança: anos atuais. No twitter: ninguém quer saber, só querem Romena de volta.

RESPONDE OU PASSA

     Eu cheguei a pensar que se passasse num futuro próximo, onde as residências têm internet limitada, o aquecimento global faz as pessoas suarem 24 horas e algum político machista governa o Brasil. Mas aparentemente, a nossa dificuldade em entender a data não vem só dos figurinos, mas da região geográfica em que se passa a trama, já que a causa do rio São Francisco é abordada como atual. Entretanto, pesquisando Velho Chico na internet, a página da Wikipedia explica o enredo como iniciado no final dos anos 60. Wikipedia né, migos, não é 100% confiável, mas se estiver correto, a julgar pela idade de Miguel, entre a primeira e segunda fase passaram-se NO MÁXIMO 30 anos. Aí, turma de exatas: 1969 + 30 = 1999. Mil novecentos e noventa e nove... Será esse o ano da trama afinal?
     Seria interessante se em algum passeio de câmera pelo cenário, algum calendário fosse mostrado, ou mesmo que qualquer personagem dissesse em que ano está. 
     Juro que adoraria terminar este post com alguma resposta concreta, mas sinto muito, só fiz você perder tempo lendo mesmo. A menos que você tenha alguma explicação, daí eu agradeço se me concedê-la.
Comentários
0 Comentários