Novela Brasil: o preconceito contra os noveleiros

     

     Matar aula para ficar no bar, tudo bem. 
     Matar aula para ir ao estádio ver seu time ser campeão, tudo bem. 
     Matar aula para assistir ao último capítulo da novela... VOCÊ É IDIOTA OU O QUÊ?

     Eu nunca consegui entender o preconceito que existe com as pessoas que gostam de novela. Nunca entendi porque uma obra de ficção televisionada é considerada "menos obra de ficção" do que um livro infantojuvenil. Essa inferiorização de um gênero não tem o menor cabimento. 
     No Brasil, a novela é o maior símbolo do entretenimento nacional, valorizado e vendido por todo o mundo. Todos os dias, meninas e meninos sonham em se tornarem atores de novela. Todas as noites, após um dia longo e cansativo, milhões de pessoas buscam por esse tipo de entretenimento confortável.
     Então por quê? Por que nas rodinhas de amigos, a gente evita falar que está interessada nos próximos capítulos da trama das nove, mas se vangloria ao dizer que terminou de ler o livro da moda? Por que te olham estranho quando você chega em algum lugar com alguma revista de novela?
     Sempre pensei que fosse apenas uma impressão minha, até observar ataques completamente desnecessários nas redes sociais contra quem é fã de novela.
     Existe sim um preconceito, e não, nós não somos menos inteligentes do que ninguém simplesmente porque gostamos de novela. De fato, temos mais senso ético para debater temas, levantar questões e tolerar opiniões opostas às nossas. Afinal, novela ensina muito mais coisas do que os preconceituosos sequer imaginam. Lições de tolerância, solidariedade e criatividade.
     Mas o que interessa mesmo no final de tudo é só o entretenimento! Só isso! Qual é a grande diferença com as coisas que os outros gostam? Qual é a grande dificuldade em entender uma verdade tão simples?
     Enfim... Enquanto os preconceituosos tentam nos denegrir, eu finalizo esse post com esse GIF maravilhoso de uma das rainhas da teledramaturgia brasileira:



Comentários
0 Comentários