Como estudar História vendo novela

     O Enem chega para todos, e para muitos, ele chega por vários anos consecutivos. Às vezes, temos que largar um pouco a televisão e nos jogar nos livros. Às vezes, nem sempre. Pois pelo menos em matéria de história do Brasil, a televisão pode ajudar bastante.
     Se esse ano cair Inconfidência Mineira na prova, você, com certeza, se sairá muito bem, pois assim como eu, deve estar viciado em Liberdade Liberdade (também conhecida como Lacre Lacre). Com um texto excelente e um ótimo trabalho de elenco e equipe, a novela das onze é viciante! Mas não se confunda, apesar de usar alguns personagens reais, boa parte da história é fictícia.



     E não é de hoje que a história do Brasil é retratada nas tramas da Globo. Se você está com dificuldades para entender sobre a imigração italiana por exemplo, é porque você não assistiu Terra Nostra. É uma ótima novela do Benedito Ruy Barbosa, mesmo autor de Velho Chico (mas pelo menos Terra Nostra a gente sabe em que época se passa: no início do século XX). A boa notícia é que dá para asistir à novela inteira no YouTube.


     "Mas miga, eu não tenho tempo de ficar vendo novelas inteiras! Não é só História que cai no Enem." Tem razão. Por isso, fica mais fácil se eu te indicar umas minisséries. Além de serem mais curtas, tem em DVD. E a primeira da lista é uma das que eu mais adoro: O Quinto dos Infernos. É muito boa, muito engraçada e um retrato sarcástico, porém muito revelador do Brasil Império, contando os bastidores da Independência do Brasil e a vida agitada de Dom Pedro I.


     Agora se a sua dificuldade é entender política, bem-vindo ao clube. Enquanto não fazem a minissérie do Impeachment 2016, o mais recomendado é que você estude a tal da ditadura e a tão falada intervenção militar através da minissérie Anos Rebeldes, que além de ter um elenco MARAVILHOSO EM CAPS LOCK, é um retrato importantíssimo de uma época muito triste na história brasileira.


     Daí você aproveita que já está no embalo político, e assiste JK, sobre a história de Juscelino Kubitscheck e a construção de Brasília. Só 47 capitulozinhos.


     E para encerrar os estudos de História (e começar a estudar Literatura), eu devo lhe recomendar Um só coração. Ela é mais focada na história da cidade de São Paulo, no período em que deixou de ser província rural e se transformou em grande metrópole. Mário de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral são alguns dos artistas retratados na trama, que conta curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. Uma belíssima minissérie.


     É, miga, agora não tem desculpa para não estudar História. Quem dera algumas novelas ensinassem Física também, mas infelizmente, ainda não chegamos lá.
Comentários
0 Comentários