Ontem foi ao ar a cena em que Atena pede para Tóia se afastar de Romero. Já é estranho uma vilã que pede pra mocinha se retirar, ao invés de tirá-la na marra, mas até aí é compreensível que Atena tenha a dubiedade que Romero tem, que ela tenha ficado mais suave depois que se apaixonou e etc.
O ponto que levantou uma questão em minha condição de expectadora foi Atena ter revelado: "eu amo Romero mais do que eu me amo". Opa! Espera aí. É só nisso que a personagem se resume? Uma louca apaixonada, obcecada, do tipo que todo homem foge? Se parar pra pensar, desde que Romero e Atena se conheceram, não houveram outras tramas pra personagem da Giovanna Antonelli, exceto uma breve missão imposta pela facção (que também envolvia seduzir um homem). Enquanto Romero continuou com seus planos iniciais, descobriu um lado que desconhecia em si mesmo, se envolveu nas encrencas da facção com Zé Maria, Juliano e companhia, enfim, seguiu com a própria vida em paralelo à relação com Atena.
Não só Atena, como grande parte das personagens femininas da trama está vivendo em função das personagens masculinas.
Se analisarmos, Dante tem suas missões e investigações com o delegado Faustini. Orlando, Zé Maria, Juliano têm suas aventura, suas cenas de ação, de relação entre pai e filho, entre outras. Ascânio dá seus golpes e segura o lado do humor. Mas e as mulheres?
Belisa começou a novela namorando Dante, e desde que descobriu a verdade sobre Orlando, virou um leva e traz de informações para o Juliano, com quem também se envolveu. Ele é quem assumiu a missão de destruir a facção, enquanto ela apenas faz a ponte e fica na dúvida entre qual dos dois rapazes quer namorar.
Nelita prometia ser uma personagem forte. Na primeira semana, levantou a questão importante da bipolaridade, mas desde que se envolveu com Orlando, a doença perdeu o foco, dando lugar à uma mulher que está apenas sendo usada.
O mesmo vale para Lara, que só entrou na trama para perseguir Orlando.
E EU NÃO VOU NEM COMENTAR SOBRE O DESPERDÍCIO DE RENATA SORRAH COM ESSA PERSONAGEM MAIS PARADA QUE PLANTA.
No Morro da Macaca, temos as dançarinos do Merlô, cuja trama principal é a disputa com Adisabeba pela atenção do funkeiro.
Temos Domingas que apanha do marido.
Temos Tina que foi morar na favela por insistência do marido e agora se envolveu com o vizinho.
E temos Adisabeba, cuja principal função é ajudar Zé Maria. Outra mulher movida pelo amor que sente por um homem.
E então? Quando vamos ver o poder feminino entrando em ação nessa novela?